segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Para quem não recebeu o mail


Desde já, quero desde já pedir desculpa a quem não enviei o mail. Não há perdão possível, mas de facto é complicado, visto que grande parte dos endereços usados são os endereços do messenger. No entanto, vou aqui publicar o mail, para que os interessados possam ler.

"Cześć (como se diz aqui em polaco, embora ainda não o consiga dizer),

E finalmente cá estou eu, como prometido, a escrever o mail mais que esperado. Já estou instalado, na residência da Universidade Tecnológica de Wroclaw T-17, de nome IKAR. Eu e o Rocha conseguimos um quarto duplo, que embora pequeno, da perfeitamente para nós os 2 sobrevivermos. O facto de a casa de banho ser partilhada com mais 8 pessoas (todas espanholas), não tem sido um grande problema, muito menos a cozinha, que embora limitada (dois fogões e um lava-loiça, e uma mesa) dá perfeitamente, e temos tidos bons momentos lá, conhecendo o resto da malta deste andar (sobretudo espanhóis, e muitos portugueses também).

Pois bem, vou começar a contar as nossas peripécias desde a partida de portugal:

- como estava previsto, o vôo partiu do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por volta das 9h15, nesta altura o grupo já era composto por 4 pessoas: eu, o Rocha, o Madureira (o esbelto rapaz do blog, de auscultadores) e o Luís, um colega do Madureira. Eu possuía um farnel para mim e para o Rocha, e o Madureira tinha umas sandes para ele e para o Luís. Pois bem, a partir daí começa a aventura. Ao chegar a Londres, cumprimos o protocolo normal (verificação de BI's e apanhar a mala) e a começar a mentalizar que iriamos ficar qualquer coisa como 7h no aeroporto de Stansted, acontece que o Madureira se lembra que tinha deixado as sandes dele no avião. Por acaso o farnel que eu tinha, constituído por meia bola de carne e umas bolachas, dava para partilhar por todos. Acontece que depois de comer pela primeira vez, nós pousamos o saco onde estava o dito farnel num banco ao nosso lado. Infelizmente, o serviço de limpeza do aeroporto é de uma eficiência impressionante, e mal nós nos lembramos da comida, onde é que ela já ia. Conclusão, faltavam 4h para o vôo, e comida, zero. Como o check-in só começava 2h antes, lá teríamos de aguentar até podermos ir lá dentro.

- durante esse período que faltava, conhecemos um rapaz chamado Bruno (ver foto, o tipo encostado ao carrinho), que podemos dizer, tem sido a personagem do momento. Primeiro, porque descobriu que éramos portugueses por o Madureira chamou a um elemento da Federação Inglesa de Futebol, carinhosamente, de "Banana". A partir daí, este rapaz começou logo a "abrir o livro". A primeira, foi logo a que ia para a mesma residência que nós, mas queria ir para outra, porque a madrinha dele já tinha estado em Wroclaw, e aquilo era "só mangueira" (Nota: só neste piso estão cerca de 12 raparigas para um total de 40 pessoas), e que queria ir para outra que era só gajas. Depois o rapaz denotou saber exactamente onde se vendia erva aqui em Wroclaw. Por fim, e sem dúvida a melhor do dia, o rapaz entendeu mal as instruções da Ryanair, e tinha levado qualquer coisa como 21Kg a mais, pois pensava que podia levar 3 malas de 15Kg. Ao fazer as contas, ou sejas, 12£ por cada Kg em excesso, o Bruno iria pagar 328€ a mais. Tendo em conta que já tinham pago por 7Kg a mais no Porto, iria ser a viagem da vida dele, pelo menos no que toca a despesas. E para ajudar a festa, este tipo fala inglês como nós falamos polaco, o que nos levou a que o Madudeira o fosse auxiliar com a funcionária do check-in. Conclusão: graças ao Madureira, este rapaz pagou apenas 6Kg a mais em Londres.

- depois disso, após queimar a última hora de espera, fomos para o portão que nos daria entrada para o último avião que iríamos usar nos próximos dias. Acontece que de repente, todos os vôos estacam a ser adiados, incluindo o nosso (em cerca de mais 2h de espera). Como estava qualquer coisa como 4h sem fumar, eu e outro português (não pertencente ao nosso grupo, mas que estava no aeroporto fazia 32h (perdeu o avião no dia anterior), e decidi com ele voltarmos ao início do trajecto das partidas, para irmos fumar um cigarro, visto que faltavam 2h, tínhamos todo o tempo do mundo. Após termos percorrido quase o terminal todo (para quem conhece este aeroporto, estava no portão 46) ao chegar à zona de restauração resolvemos perguntar o que se passava para os vôos estavam a ser adiados. Um funcionário explicou que tinha havido um problemas com os satélites, e que não havia radares por toda a Inglaterra (sim, também me pareceu exagerado, mas o facto é que os vôos estavam parados, mas mesmo todos). De repente, o Rocha liga-me, o vôo estava a começar o embarque. Moral, não fumei, mas tive de atravessar o aeroporto quase todo a correr, e tinha perdido o meu cartão de embarque, que por acaso estava num banco ao lado de onde estávamos, e um polaco gentilmente se deu ao trabalho no entanto de o dar ao Rocha, no entanto, já não tinha pulmões para lhe agradecer, mal conseguia falar.

- finalmente, com 1h30 de atraso, estávamos em Wroclaw, mais uma vez o procedimento normal, e tivemos a boleia do tipo que iria buscar o Bruno, neste momento separámo-nos do Madureira e do Luís, que iam para um Hostal, pois estavam numa universidade diferente, e a residência dessa universidade estava lotada. Ao chegar aqui, começa outro problema. Apenas o nome do Rocha estava na lista de chegadas na residência nesse dia. Eu e o Bruno começamos a entrar em parafuso, pois o dia já ia longo, e tínhamos fome (não esquecer, perdemos o farnel, e no aeroporto não havia mac nem nada conhecido, comi uma sandes lá dos ingleses que me caiu muito mal, mas eram 18h lá, eu cheguei era meia-noite de Wroclaw). Felizmente o tipo que nos tinha dado boleia disse que era normal isto, e conseguiu que nos dessem um quarto, tínhamos de partilhar com outra pessoa que estava na mesma situação que nós. No entanto, nem tudo era um mar de rosas para o Rocha. Ele iria ter de partilhar um quarto com uma espanhola (ela pesa no mínimo 90kg, e tinha jacaré, que também estava no mesmo quarto :) ). Lá nos deram uns lençóis e uma almofada, e fomos para os quartos. O tipo que lá tava era também português, chama-se Samuel, e também costuma estar conosco.

(isto foi só no primeiro dia)

Para não vos maçar mais, e porque já estou cansado, vou resumir os próximos dias, pois são muito óbvios:

Sexta:

- alvorada às 9 da matina;
- tratar da papelada para ter a residência (o Rocha tratou de tudo de manhã, eu só consegui às 17h, pois houve atrasos no DRIIC de Wroclaw);
- primeira refeição após a sandes em Londres (e para estranhar, não foi no MacDonalds, mas sim na Pizza Hut);
- primeira caneca de cerveja polaca, de 1l (apenas custou 3€)
- mudanças (este quarto era o Texas, tivemos de por os móveis todos de forma a termos o maior espaço possível);
- jantar, noutra pizzaria, com o Madureira e o Luís, acompanhado de música ambiente Techno;
- excursão a duas discotecas: Metropolis e Daytona. Mais pormenores, eu conto no msn, mas sim, tinha polacas muito boas)

Sábado:
- alvorada às 2 da tarde;
- almoço às 17h com o Bruno e o Samuel, um Kebab na praça Centrar que só tinha Beringela e outro condimentos (estes tipo sabem lá o que é comer)
- compras para a casa;
- ver o o derby lisboeta e o derby de Barcelona (os nossos vizinhos do quarto ao lado, um era adepto do Barça, outro do Espanhol);
- jantar às 23h, sandes de atum com queijo e fiambre;
- convívio na cozinha aqui do andar com o resto da malta;
- excursão para a noite de Wroclaw, não consigo dizer o nome desta discoteca, mas têm Carlsbergs de meio litro, emboras eles não sirvam a cerveja fria, mas sim morna (eu dou em doido com estes tipo);

Domingo;
- alvorada às 2 da tarde;
- ver a fórmula 1 com os espanhóis, embora eu tenha visto da caminha (eu sou o orgulho do Marco Fortes ;) );
- almoçar numa esplanada aqui ao pé (finalmente comemos carne);
- compras quase definitivas para a casa (falta muito pouco para termos tudo);
- ver o derby de milão no quarto, com a malta portuguesa toda;
- jantar na cozinha comum (frango assado, comprado no super, custou perto de 4€)
- convívio no corredor, mas a recolha foi perto da 1 da manhã (amanhã temos a recepção erasmus as 10 da matina);

Mais 3 coisas para dizer:
- infelizmente não vou poder mostrar fotos, pois esqueci-me do carregador da minha máquina fotográfica em Coimbra, e espero ter o problema resolvido em breve, assim que puder, mostrarei fotos aqui da cidade e da noite (para os mais interessados);
- descobri mais uma faceta da minha pessoa, parece que consigo falar espanhol, sem nunca ter aprendido. Algumas pessoas pensam que eu sou espanhol e tudo!! (eu sou uma caixinha de surpresas)
- às vezes é complicado comunicar aqui. Embora os jovens saibam falar inglês, eles são muito brutos a responder, sobretudo quando lhes pedimos ajuda. E falar com as pessoas mais velhas, tá quieto!! Eles só falam mesmo polaco, e só sei 4 ou 5 palavras ainda, mas o que necessito para sobreviver.

Bem, por hoje já chega. Tenho mesmo de me deitar, e a hora ja é avançada por aqui.

Beijinhos e abraços para todos, na promessa de que vou tentar escrever estas peripécias todas num blog para ser menos aborrecido.

Xico"

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu nao recebi o email senhor Xico!!! Nao estou a perceber...! =/
Mas o importante é que está tudo bem e as novidades chegaram ca na mesma.. via blog! Mas sim, esporadicamente la metes conversa cmg no msn :P *

Beijo de saudades xD***