segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Wroclaw: uma breve descrição


Pois bem meus amigos, este vosso amigo está de volta com novidades. Estamos vivos ainda, e para os mais invejosos, já temos aulas, mas são poucas. Recebi muitas reclamações sobre o meu mail ter sido muito longo e descritivo, mas assim teria de ser pois senão não teria a mesma piada. A primeira semana baseou-se em conhecer a cidade e "la movida" de Wroclaw.
Relativamente à cidade, ela acaba por ser bastante grande, sendo curioso alguns aspectos, como o facto de esta cidade ser atravessada não por um, nem dois, mas sim por CINCO rios, de tal modo que não surpreenda que existam cerca de 132 pontes na cidade toda. No entanto é preciso dizer que é uma cidade com muitos espaços verdes, na qual se pode perfeitamente ir correr um pouco e jogar futebol. A foto que vos mostro hoje é nada mais nada menos do que a Câmara Municipal de Wroclaw, na qual se notam algumas semelhanças com outros monumentos de Praga.
A nível de transportes públicos, estamos muito bem servidos, pois temos a possibilidade de ir ou de autocarro ou de eléctrico (vulgo tram), e para além de serem grátis (sou sincero, não o são, o revisor é que nunca aparece), podemos facilmente deslocarmo-nos para a universidade ou para o centro da cidade.

Pequenos desabafos:
-a questão do custo de vida aqui ser muito mais barato, a realidade é que acontece exactamente o contrário. Devido à adesão na UE, os preços aumentaram drasticamente, sendo os preços muito semelhantes aos de Portugal. Mas recentemente soubemos que esta cidade tem os preços mais elevados da Polónia;
-passado uma semana aqui, encontrei finalmente um café semelhante ao português. Digo semelhante porque é mais parecido com o café do sr. Vítor no DEEC (queimado, como se quer), e custa nada mais nada menos que 5,50 zlotys (qualquer coisa como 1,50€). Custa a pagar, mas às vezes tem mesmo de ser.
-por fim, a questão da língua continua a ser uma complicação, mas o curso de polaco já é uma realidade, e 2 vezes por semana aprendemos que é sem dúvida uma língua horrível para aprender.

Por hoje já chega, estou cansado de tanto escrever

Cumprimentos a todos

5 comentários:

Let`s go daqui disse...

Estuda polaco que só te faz bem...
E abrir uma casa do Porto aqui em Wroclaw não? ;)

joao silva disse...

entao e as fotos?:P

Lena Guerra disse...

sim,queremos ver fotos!!! :)

beijinhos

Ana Fernandes disse...

não há nada como levar uma máquina nespresso...roi-te de inveja :P
Boa sorte com o polaco!

C. disse...

opá... qq dia tens que te atirar do tram abaixo pq aparece o revisor... loool... e polacas? hum? hum? ok... parece estranho ser uma gaja a perguntar isto n parece? mas eu juro q sou hetero, sou é curiosa... loooool... :) beijinhoooooooooooooooooooooos