segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Primeira visita fora de Wroclaw. Auschwitz

Pois bem, aproveitando o facto de os meus pais estarem cá, surgiu a oportunidade de finalmente ir visitar aquilo que é qualquer coisa como o maior campo de concentração da história mundial.
Para quem não sabe, este campo está dividido em 3 áreas, estando neste momento apenas 2 com algo pra ver: Auschwitz 1, e Auschwitz-Bikernau (cerca de 10 vezes superior ao primeiro).
O primeiro campo foi criado inicialmente para presos políticos polacos, com capacidade para 10000 pessoas. Após o domínio nazi, estima-se que estiveram qualquer coisa como 16000 pessoas detidas neste pequeno campo. Desde a entrada deparamos com o humor sádico implícito pelos nazis, começando logo pela frase no portão de entrada, que quer dizer "O trabalho liberta"

Ao entrar no primeiro campo, embora com mais coisas para ver, não cativa muito a atenção, até porque os guias fazem questão de chocar as pessoas ao mostrar 70000 sapatos de vitimas dos campos, ou 4000 pares de óculos, mas o que choca mesmo é sem dúvida, o segundo campo.
Campo criado após a entrada da Rússia na guerra, este campo tinha apenas um objectivo, ser uma fábrica de morte em massa. Dado a este ter 4 câmaras de gás com capacidade para 4000 pessoas, por dia podiam matar, pelo menos 16000 pessoas. Infelizmente, estas câmeras de gás foram destruidas pelos nazis antes da retirada, bem como os registos todos que havia sobre os presos. Estimam-se que morreram 1 milhão e meio de pessoas aqui, mas nunca se saberá.
Apenas quem vai lá, levantam-se 3 dúvidas:
- Porque é que os alemães se davam ao trabalho de dar um número às pessoas, se era para matar? Ou seja eles numeravam lixo.
- Porque é que juntaram as pessoas todas num sítio, quando causava muito menos impacto se as matassem cada uma em seu país?
- Como é que um nazi, sabendo que por dia matava pelo menos 16000 pessoas, conseguia manter o descernimento?

Com isto, recomendo a quem puder, que vá visitar, para que não seja esquecido erros da história como este.